Astrolab

O Laboratório de Astrobiologia, chamado AstroLab, surgiu do esforço conjunto de pesquisadores de diferentes áreas, interessados na pesquisa e no ensino de Astrobiologia. O grupo começou a interagir, ainda informalmente, no ano de 2006, com a realização do I Workshop Brasileiro de Astrobiologia, que uniu pesquisadores de diversos Estados brasileiros e com formações bastante diversificadas. 

No ano de 2009, com pesquisas e colaborações já consolidadas, o grupo ganhou um espaço físico oferecido pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O local escolhido foi o Observatório Abrahão de Moraes, localizado entre as cidades de Valinhos e Vinhedo, nas proximidades de São Paulo e Campinas. Em 2011 o Astrolab iniciou suas atividades com grande parte da infraestrutura necessária para as pesquisa já concluídas. 

Ainda em 2011 foi criado o Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia (NAP/Astrobio), com o objetivo de proporcionar um ambiente multidisciplinar em que pesquisadores de diversos departamentos da USP, bm como de outras universidades, pudessem interagir. O NAP/Astrobio pe oficialmente sediado no AstroLab, mas conta cin a participação de outros laboratórios de pesquisa, dando ao grupo, acesso à mais modernas técnicasde pesquisa, além de proporcionar colaborações importantes.

Desde 2012 o NAP/Astrobio é parceiro internacional de importantes centros de pesquisa no mundo, como o Instituto de Astrobiologia da NASA (NAI) e a Associoação Européia de Redes de Astrobiologia (EANA), possibilitando grandes oportunidades de intercâmbio e colaborações.